FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
Metrópole, territórios e a reconfiguração das cidades
Edição 455 – Ano XIV – 29-09-2014

A revista IHU On-Line, inspirada pelo IV Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: territórios e políticas públicas, debate a importância dos observatórios a partir da nova configuração das cidades no século XXI, caracterizada pela presença das metrópoles que questionam radicalmente a hegemonia segmentária, implicando em novas possibilidades e exigências de convivialidade e sociabilidade. Contribuem no debate professores, pesquisadores e ativistas que atuam em Observatórios.
A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia
Edição 449 – Ano XIV – 04-08-2014

A desigualdade sobrevive. Aliás, o mundo contemporâneo tem testemunhado o aceleramento dos níveis globais de desigualdade. Em síntese, é isso que demonstra o livro do economista francês Thomas Piketty, O Capital no Século XXI (Le capital au XXIe Siècle, Paris: Seul, 2013). Ao analisar historicamente o capitalismo e desconstruir o mito da meritocracia, Piketty desafia a narrativa de que o liberalismo poderia resultar em uma sociedade mais igualitária. É diante deste horizonte, onde, via de regra, o fascínio com o aumento da renda é confundido com justiça social, que a IHU On-Line apresenta o debate sobre a desigualdade no século XXI.
30 anos da Constituição – A experiência cidadã incompleta
Edição 519 – Ano XVIII – 09-04-2018

30 anos depois de promulgada, a Constituição de 1988 nunca foi tão evocada. No Brasil, sufocado por crises, há ferrenhos defensores da Carta Magna e quem ainda lute pela sua plena efetivação – já que muitas das medidas não foram regulamentadas. Outros preferem o discurso da austeridade, considerando que a Constituição foi longe demais, estabelecendo direitos difíceis de serem viabilizados no orçamento. Some-se a isso certa confusão institucional em nosso tempo, em que Executivo, Legislativo e Judiciário ora se omitem de seus papéis, ora agem em sobreposição.